terça-feira, 30 de abril de 2019

Passeio ao LADIF

Passeio ao LABORATÓRIO DIDÁTICO DO INSTITUTO DE FÍSICA DA UFRJ (LADIF/UFRJ)

     Os alunos da Raja visitaram o LADIF com as professoras Paula, de Ciências , e Alessandra, da Sala de Leitura, e participaram de várias experiências! 



Conhecendo o LADIF

     O Laboratório Didático do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LADIF) nasceu em 1988, com o intuito de criar um acervo de vídeos e experimentos para auxiliar o ensino de física. Hoje, possui mais de 150 experiências e 300 vídeos didáticos em seu acervo. As experiências podem ser requisitadas para atividades didáticas específicas ou podem ser conhecidas pelo público visitante, na exposição permanente. O atendimento aos usuários é realizado por monitores, técnicos e professores especialmente treinados para ajudar na observação e no entendimento dos experimentos e vídeos do laboratório. Além de disponibilizar e produzir vídeos didáticos a professores e alunos, o LADIF oferece cursos de extensão e participa de eventos de divulgação científica, como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
 (Fonte: http://ladif.if.ufrj.br/)











































sexta-feira, 26 de abril de 2019

Extraordinário

Filme Extraordinário

     Nas eletivas de Boas Maneiras, das professoras Valéria e Alessandra , e Futebol, da professora Adriana, os alunos assistiram ao filme Extraordinário.





          Baseado no livro de mesmo nome, escrito por R. J. Palacio e lançado em 2012, Extraordinário conta a história de Auggie Pullman (interpretado por Jacob Tremblay), um garoto de 10 anos que nasceu com a síndrome de Treacher Collins, que causa uma deformação facial. Por conta disso, Auggie passou por vinte sete cirurgias e sempre foi educado em casa pela mãe (interpretada por Julia Roberts). Agora, ela decidiu que ele deve frequentar a escola e o garoto está prestes a iniciar o quinto ano.

        E se para as crianças consideradas comuns esse já é um momento difícil, para o menino o desafio se torna ainda maior, visto que ele precisa lidar com as outras crianças encarando seu rosto, fazendo perguntas ou comentários maldosos. Contudo, existe uma questão aqui que torna o filme muito interessante e especial. Nós poderíamos acompanhar a trajetória de Auggie somente por seu ponto de vista e acabar pensando sobre como o mundo é cruel com pessoas diferentes como ele. E tudo bem, seria uma reflexão importante. Só que Extraordinário tem uma grande sacada ao destacar que, muitas vezes, o que acontece na vida não se trata apenas de nós.

              Ou seja, não estamos no centro de tudo. Auggie está acostumado a ser o foco dos olhares de pessoas de fora e de dentro do seu círculo familiar, principalmente de sua mãe que sempre foi muito protetora, mas quando a história muda para pontos de vistas diferentes, podemos entender como os outros personagens veem a si mesmos e a sua relação com o garoto. E essas transições são muito bem feitas e demarcadas pela impecável direção de Stephen Chbosky (de As Vantagens de Ser Invisível).
(Fonte:http://resenhandosonhos.com/extraordinario-2017-critica/)

     Não conseguiu ver o filme? Passe na sala de leitura e pegue o livro emprestado. É uma leitura maravilhosa!

Bingo

Bingo na Raja

     A professora Michelle realizou um divertido bingo na sua Eletiva de Jogos,  com direito a deliciosos prêmios.  Parabéns a todos os participantes!





Visitinhas!

Visitinhas especiais

     Hoje um grupo de lindas ex-alunas veio visitar os professores! Estávamos com muitas saudades! Voltem mais vezes!

          

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Pixel art

     A turma 1701, na aula de Língua Portuguesa,  com a professora Roberta, fez lindos trabalhos com a técnica Pixel Art. Você sabe o que é Pixel Art?
     O Pixel Art é um formato de arte que integra pontos digitais em sua construção, baseada em pixels. Pixel — que significa o menor ponto de uma imagem digital — integra fotos ou animações, por exemplo. 
     Com papel quadriculado, lápis de cor, canetinha e muita criatividade, a turminha realizou lindos trabalhos! Veja alguns!
















Jornal - 12ª edição - setembro 2024