segunda-feira, 4 de maio de 2020

TEXTOS PERSUASIVOS - Professora Roberta Christiane

TEXTOS PERSUASIVOS


ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

   A nossa vivência no dia a dia permite com que convivamos com as mais variadas situações comunicativas. Isso acontece porque estamos inseridos em uma sociedade e, desta forma, compartilhamos nossa ideias e opiniões com as pessoas que estão ao nosso redor.


   Estes momentos nos quais comunicamos algo recebem denominações diferentes, pois cada um deles possui uma finalidade específica. Lembra-se daquele bilhete que você enviou à professora avisando-a que precisava se ausentar da aula? E aquele manual de instruções que tanto lhe orientou para que pudesse manusear corretamente seu videogame?



   Percebeu que houve uma divergência no que se refere à ideia contida em ambos os textos, não é verdade? Em virtude disso é que para a linguagem escrita eles são denominados de “gêneros textuais”, pois possuem intenções diferentes, como nos mostram os dois exemplos citados acima – um serviu para comunicar algo, e outro para orientar.



   Agora vamos conhecer as características de mais um gênero textual. Desta vez, o nosso elemento de estudo será o anúncio publicitário. Ah! Certamente você já matou a charada... Por que publicitário?



   Este termo nos lembra algo que faz parte de uma coletividade, ou seja, várias pessoas terão a oportunidade de vê-lo, pois faz parte de um público em geral. E qual seria o objetivo de alguém que se dispõe a construir um anúncio destes? Pois saiba que sua principal característica é convencer, a todos que o vêem, a adquirir um determinado produto, ir a uma loja aproveitar as imperdíveis promoções, entre outros propósitos.



   Como todo texto, ele também se estrutura de determinada forma. Que tal conhecermos suas partes principais? Então vamos lá!



* O título – ele se compõe de pequenas frases, geralmente bastante atrativas, com o objetivo de chamar a atenção do leitor.

* Imagem – esta parte é de fundamental importância, pois muitas vezes nos sentimos atraídos por ela, e com isso procuramos conhecer melhor o objeto que está sendo anunciado.

* Corpo do texto – aqui, o anunciante desenvolve melhor sua ideia, demonstrando um pouco mais sobre as qualidades e vantagens do produto. Normalmente, o vocabulário é adequado ao público para o qual é destinado, contendo frases também atraentes.

* Identificação do produto ou marca – muitas vezes, alguns anunciantes já apresentam o slogan, isto é, uma frase com ou sem verbo que define e caracteriza o produto. Semelhante a algumas das quais já temos conhecimento, como por exemplo:


TIM, viver sem fronteiras
HAVAIANAS, as legítimas, e muitas outras.

Os textos persuasivos induzem o interlocutor a adotar uma determinada postura
Os textos persuasivos induzem o interlocutor a adotar uma determinada postura
Anúncio publicitário
A finalidade de quem se dispõe a criar um anúncio publicitário é a de vender uma ideia, um produto, anunciar acerca de um determinado evento, entre outros propósitos.
Anúncio classificado
Comprar, vender, trocar, alugar, anunciar acerca de algo que se encontra desaparecido, anunciar e procurar sobre ofertas de empregos, entre demais intenções.
Campanha comunitária    
Mobilizar a população a adotar um determinado tipo de postura, tendo em vista a conscientização acerca de um determinado problema social.
Cartaz
“Diga não à violência!”  Trata-se de um discurso que pode estar presente nos cartazes usados por pessoas que participam de uma “Marcha pela Paz”, por que não?
Como se vê, induz o interlocutor, de uma forma geral, a demonstrar aversão à violência.

Bons estudos!
Professora Roberta Christiane.
Língua Portuguesa.

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