terça-feira, 16 de junho de 2020

Objeto direto e objeto indireto - 8º ano - 16/06 - Professora Roberta Christiane

Olá, pessoal!

Vamos continuar a nossa revisão?


OBJETO DIRETO E OBJETO INDIRETO




   Para que possamos compreender melhor sobre este tema, é de fundamental importância sabermos que o objeto direto e o indireto ligam-se ao predicado.

     Ao falarmos sobre o predicado, logo nos lembramos da presença do verbo. Observe o exemplo:

                                                        Mariana adora trufas de chocolate. 

  A informação que temos sobre Mariana é que ela adora trufas de chocolate. Portanto, já reconhecemos o predicado, no qual o verbo “adorar” é a palavra principal.

  Imagine como ficaria o sentido desta oração se resolvêssemos dizer somente que Mariana adora.

  Mas ela adora o quê? Poderia ser doces, frutas, passear, ir ao clube, ao cinema, entre outros.


  Então, o termo que complementou o sentido da forma verbal “adora” denomina-se “objeto direto”.

   Observe agora este caso:

O bebê precisa de muito cuidado.

   Essa oração também ficaria sem sentido se não houvesse um complemento para a forma verbal “precisa”. Desta maneira, o complemento – “precisa de cuidado” é denominado de “objeto indireto”.

   Vamos agora entender a diferença entre objeto direto e indireto:

   Para descobrirmos o objeto direto, sempre fazemos a pergunta ao verbo por meio de alguns termos, como: “O quê? Quem?”

Ex: Eu li a história. A história é o objeto direto.

   Percebemos que o verbo não é acompanhado de preposição.

  Para o objeto indireto, fazemos a pergunta ao verbo utilizando os termos: “De que? De quem? Em quê? Em quem? A quê? A quem?

Ex: Eu acredito em você. Em você é o objeto indireto.

Sempre o objeto indireto virá acompanhado pela preposição.

Aí vai um lembrete especial:

Em uma mesma oração poderá ocorrer tanto o objeto direto quanto o indireto.

Ex: Eu emprestei o brinquedo para meu amigo.

O brinquedo – objeto direto
Para meu amigo – objeto indireto


Vídeo: https://youtu.be/QFBwIsUcxb8




Google Classroom – Língua Portuguesa
Códigos:
6º - 4vlsq5a
8º - wx5523p
9º - 222ckrw

Bons estudos!
Professora Roberta Christiane.
Língua Portuguesa.

Siga-me no Instagram! Nome de usuário: professorarobertachristiane
https://www.instagram.com/professorarobertachristiane?r=nametag

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As estratégias lógicas em um texto | Rioeduca na TV – Língua Portuguesa - 9º Ano – Reforço escolar - Professora Roberta Christiane

                                          As estratégias lógicas em um texto Vídeo:  https://youtu.be/5oeLGRMOySA Podcast -  https://anchor....