O segundo domingo de agosto é uma data especial para muitas pessoas, pois nele é celebrado o Dia dos Pais. É uma data em que celebramos e homenageamos o pai, essa figura importante em toda família e que dedica amor e energia para cuidar dos seus filhos, dando a melhor criação possível a eles.
O Dia dos Pais, como veremos, é celebrado internacionalmente, mas cada país tem a sua data específica para a celebração. Criada no começo do século XX, nos Estados Unidos, essa data comemorativa chegou ao Brasil na década de 1950 e foi sugerida por um publicitário que trabalhava em um jornal carioca.
Quando surgiu o Dia dos Pais?
Alguns escritores falam que homenagens aos pais já eram realizadas na Mesopotâmia, mas o Dia dos Pais é uma celebração moderna que surgiu nos Estados Unidos, no começo do século XX. Consideramos que a pessoa que idealizou o Dia dos Pais foi Sonora Smart Dodd, uma artista norte-americana que escrevia livros infantis e poemas.
Ela teria criado o Dia dos Pais como uma forma de homenagear o seu pai, William Franklin Smart, um homem que criou seus filhos sozinho depois que sua mulher, Ellen Smart, faleceu durante o parto do sexto filho do casal. Sonora Dodd considerava seu pai um exemplo do amor e proteção que a figura paterna pode oferecer para os filhos.
Sua ideia de criar uma data comemorativa para os pais surgiu quando ela assistiu a um sermão em sua igreja sobre a recém-criada data dos Dia das Mães, idealizada pela norte-americana Anna Jarvis e comemorada pela primeira vez em 1908. Sonora Dodd propôs então a criação do Dia dos Pais em 1910, e sua ideia inicial era de que a celebração acontecesse em 5 de junho, no aniversário de seu pai.
No entanto, não houve tempo suficiente para preparar-se a comemoração nessa data específica, e ela só foi realizada no 19 de junho de 1910, no terceiro domingo do mês. A celebração de Sonora Dodd chamou a atenção de William Jennings Bryan, um influente político norte-americano no começo do século XX que passou a fazer lobby pela oficialização da data.
Isso fez com que a data comemorativa criada por Sonora Dodd ganhasse repercussão nacional. Em 1916, o presidente dos Estados Unidos Woodrow Wilson foi a Spokane, cidade de Dodd, celebrar o Dia dos Pais. Ele tentou transformar a data em feriado nacional, mas não obteve apoio dos congressistas.
Levou algum tempo até que o Dia dos Pais recebesse a oficialização do governo como data comemorativa nos Estados Unidos. Em 1966, o presidente Lyndon Johnson reconheceu a celebração da data no terceiro domingo de junho. Em 1972, o presidente Richard Nixon emitiu uma resolução oficializando o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais e transformando-o em feriado nacional.
Dia dos Pais no Brasil
Dessa forma, agora sabemos que o Dia dos Pais foi uma data comemorativa que surgiu nos Estados Unidos. Ela foi trazida para o Brasil em 1953 por ideia de Sylvio Bhering, um publicitário que dirigia o jornal O Globo e a Rádio Globo. O objetivo de Bhering era usar a data para garantir maior arrecadação de publicidade para o jornal e a rádio.
A proposta de Bhering mencionava a comemoração do Dia dos Pais em 16 agosto, e a primeira celebração do tipo aconteceu no dia 16 de agosto de 1953. A justificativa para a escolha dessa data foi que em 16 de agosto celebra-se São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo.
No Brasil o Dia dos País será celebrado, nos próximos anos, nestes dias:
- 2020: 9 de agosto
- 2021: 8 de agosto
- 2022: 14 de agosto
Google Classroom – Língua Portuguesa
Siga-me no Instagram! Nome de usuário: professorarobertachristiane
https://www.instagram.com/professorarobertachristiane?r=nametag
Nenhum comentário:
Postar um comentário