“Garota de Ipanema”
Embora Jobim e Moraes tenham feito várias parcerias musicais, “Garota de Ipanema” é a mais conhecida de todas. Pesquisas indicam que essa canção, mundialmente conhecida, faz tanto sucesso até hoje, porque fala sobre coisas simples da vida e as pessoas têm empatia por isso.
Em entrevista a uma rádio no final da década de 70, Tom Jobim contou que o episódio narrado na música “Garota de Ipanema”, a mais famosa de sua carreira, realmente aconteceu.
Jobim lembrou que, no início dos anos 1960, em Ipanema, realmente havia uma garota excepcionalmente bonita. Enquanto ele e seus amigos tomavam um chopp no bar Veloso, a moça passava por lá a caminho do mar e todo mundo parava para vê-la, porque a moça “era cheia de graça”.
O compositor criou uns esboços da letra da música e os mostrou ao seu amigo Vinícius de Moraes, que também deu algumas pitadas. Assim, em 1962, nasceu a canção “Garota de Ipanema”. Em 1965, Jobim disse que a garota que serviu como inspiração para a música era real e, na época, tinha 18 anos. Ela chama-se Helô Pinheiro e até hoje tem status de celebridade.
A música foi tocada pela primeira vez em 2 de agosto de 1962, em um pequeno nightclub em Copacabana. Porém, o cantor Pery Ribeiro foi o primeiro artista a gravar a canção, no mesmo ano.
Em 1963, Jobim criou uma versão instrumental para a música e a inseriu na sua primeira produção americana chamada “O compositor desafinado”.
“Garota de Ipanema” foi interpretada em inglês por Astrud Gilberto, em março de 1963, na famosa sala de concertos Carnegie Hall, em Nova Iorque. O saxofonista de jazz Stan Getz também executou a canção por cinco minutos.
Segundo estudos, em 1967, o cantor norte-americano Frank Sinatra ligou para Jobim e pediu-lhe para gravar “Garota de Ipanema”. Com isso, a música tornou-se mundialmente conhecida, causando ainda a explosão da Bossa Nova nos EUA.
Em 1964, “Garota de Ipanema” ganhou quatro prêmios Grammy.
A canção foi gravada por vários artistas ao redor do mundo, tais como Ella Fitzgerald, Madonna, Cher, Amy Winehouse. Alguns artistas estrangeiros costumam tocar a música nos seus shows para homenagear o Brasil e os brasileiros.
Pesquisas apontam que a música “Garota de Ipanema” foi gravada mais de 200 vezes ao redor do mundo. Estados Unidos, Alemanha e Japão são alguns dos países onde foram feitas gravações. Há uma lenda que diz que “Garota de Ipanema” foi a segunda música mais tocada no século 20, somente atrás da canção “Yesterday”, dos Beatles.
Graças a essa música, o pequeno bar onde Tom Jobim e Vinicius de Moraes reuniam-se para ver a “garota passar” mudou seu nome de bar Veloso para Bar e Restaurante Garota de Ipanema.
Vídeos:
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/
TANCREDI, Silvia. "Tom Jobim"; Brasil Escola.
Google Classroom – Língua Portuguesa
Siga-me no Instagram! Nome de usuário: professorarobertachristiane
https://www.instagram.com/professorarobertachristiane?r=nametag
Nenhum comentário:
Postar um comentário