terça-feira, 13 de outubro de 2020

Concurso de Memes - Professora Roberta Christiane

    Olá, queridos alunos!

   A atividade de hoje é sobre um assunto bem atual: os memes. Mas vocês sabem como eles surgiram? O meme é o equivalente cultural do gene, a unidade básica de transmissão cultural, que se dá por meio da imitação.

“Mimeme” provém de uma raiz grega adequada [mimesis, ou seja, imitação] , mas quero um monossílabo que soe um pouco como “gene”. Espero que meus amigos helenistas me perdoem se eu abreviar mimeme para meme. (Richard Dawkins. O gene egoísta, 1976)


(Tema do meme: o ensino à distância e suas dificuldades.)

   Seja em imagens legendadas, em vídeos virais ou em expressões disseminadas nas mídias sociais, os memes são um fenômeno que faz parte da realidade de adultos e de adolescentes.

   Fotos de figuras populares e de animais, personagens mal desenhados, linguagem repleta de erros ortográficos e gramaticais propositais são alguns dos elementos possíveis. Mas, apesar de serem conhecidos pelo viés do humor, os memes também são usados nas redes para discutir conteúdos e demandas sociais, como o feminismo e a questão racial.

   O sucesso dessa linguagem é tanto que já existe, desde 2015, um Museu de Memes iniciativa de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) voltada ao estudo, à catalogação e à preservação de memes. Já foram cadastradas no acervo mais de duas centenas de famílias de memes (conjuntos temáticos específicos).

A origem do termo

O termo meme vem do grego mimeses (imitação) e foi proposto pelo biólogo e escritor britânico Richard Dawkins, em 1976 – muito antes da popularização na internet. Segundo ele, de forma semelhante ao papel exercido pelos genes na evolução biológica, o meme seria responsável pela transmissão de informações de determinada cultura – hábitos, crenças, teorias etc. – que podem ser apreendidas e transmitidas de pessoa para pessoa.

Para saber mais sobre essa história, acesse o site do Museu de Memes.

Fonte: http://www.multirio.rj.gov.br

Concurso de memes

   A foto no início da postagem é um meme, que eu criei como exemplo. Ele fala sobre as dificuldades enfrentadas por professores e alunos na modalidade de ensino EAD.

   A minha proposta é que vocês criem um meme, sobre um tema da atualidade, utilizando uma foto sua ou um desenho. Não se esqueça que humor é uma coisa e bullying é outra, ou seja, nada de ofender ou humilhar por meio do seu meme. Outro ponto importante: apesar dos memes serem ricos em erros ortográficos e de concordância, por ser uma atividade de língua portuguesa não poderá haver erros. Ok? 

   Crie o seu meme, poste no seu stories do Instagram ou envie para mim. O melhor meme, ganhará um prêmio incrível. (Algo que eu ainda não comprei, pois estamos evitando sair de casa!)

Google Classroom – Língua Portuguesa

Códigos:
6º - 4vlsq5a
8º - wx5523p
9º - 222ckrw


Bons estudos!
Professora Roberta Christiane.
Língua Portuguesa.

Siga-me no Instagram! Nome de usuário: professorarobertachristiane
https://www.instagram.com/professorarobertachristiane?r=nametag

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornal - 12ª edição - setembro 2024