quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Você sabe o que é eponímia? - Professora Roberta Christiane

  Olá, queridos alunos!

   Mais uma curiosidade da língua portuguesa. Vamos ver?


VOCÊ SABE O QUE É EPONÍMIA?

é um tipo de neologismo, ou seja, criado pelo surgimento de um novo conceito atribuído a um termo já existente; uso disseminado de um nome próprio em lugar de um nome comum.

Fonte: https://www.dicionarioinformal.com.br

 A eponímia, nome complicado para explicar um conceito simples, consiste em transformar nomes próprios em nomes comuns. Consultando a raiz da palavra, percebemos que epi significa sobre, e onima significa nome, ou seja, palavras sobre nomes. É um tipo de neologismo, pois cria novas palavras a partir de outras. Vejamos alguns exemplos, muitos deles são nossos velhos conhecidos, observe:

Sanduíche: Certamente você adora sanduíche, certo? Pois, agora, toda vez que você degustar essa maravilha da gastronomia, própria para uma refeição rápida e, diga-se de passagem, pouco saudável, vai se lembrar de John Montagu IV, o Conde de Sandwich (1718-1792), que pediu a seu cozinheiro que preparasse uma refeição simples, feita com fatias de pão com carne para serem saboreadas enquanto ele estivesse à mesa jogando.

Guilhotina: A guilhotina é um instrumento de decapitação para condenados à morte, disso você já sabe. O que você não sabe é que a palavra guilhotina vem do nome de seu inventor, o médico francês Joseph-Ignace Guillotin. Uma homenagem um tanto macabra, não acha?

Diesel: A palavra diesel é de origem inglesa e serve para denominar um tipo de combustível derivado do petróleo. Saiba que essa palavra não surgiu do acaso, ela foi empregada para essa finalidade com a intenção de homenagear o alemão Rudolph Diesel, que foi o responsável por desenvolver e patentear o motor que recebeu o seu nome.

Pasteurização: O processo de esterilizar o leite através de altas temperaturas para matar os germes de fermentações recebeu esse nome porque foi criado pelo cientista Louis Pasteur, em 1864.

Zeppelin: Grande dirígivel feito com carcaça metálica e utilizado para travessias do Atlântico, recebeu esse nome por causa de seu inventor, o militar e engenheiro alemão Ferdinand von Zeppelin.

Braile: O braile é um sistema de escrita para deficientes visuais que surgiu de um sistema de leitura no escuro, inicialmente desenvolvido por Charles Barbier para fins militares. Quando o francês Louis Braille, um professor que havia perdido a visão ainda na infância, descobriu o método inventado por Barbier, começou a usá-lo, modificando-o posteriormente.

Ampere: Unidade de medida de intensidade da corrente elétrica, esse conceito da Física recebeu esse nome por causa do físico que o descobriu, o francês André Marie Ampère. Aliás, no campo da Ciência, encontramos uma infinidade de exemplos de eponímia, já que os cientistas costumavam batizar suas descobertas com seu próprio nome.

   A eponímia é um tipo de neologismo, pois cria novas palavras através de nomes próprios. Se você ficou curioso sobre a origem das palavras, faça uma pesquisa e certamente descobrirá que a eponímia é um fenômeno recorrente em nossa língua e que nem sempre a homenagem agrada aos “homenageados”.

Fonte: https://escolakids.uol.com.br

Google Classroom – Língua Portuguesa

Códigos:
6º - 4vlsq5a
8º - wx5523p
9º - 222ckrw


Bons estudos!
Professora Roberta Christiane.
Língua Portuguesa.

Siga-me no Instagram! Nome de usuário: professorarobertachristiane
https://www.instagram.com/professorarobertachristiane?r=nametag

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornal - 12ª edição - setembro 2024