quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Língua Portuguesa - 1801 - Professora Roberta Christiane

 

   Olá, alunos do 8º ano!


   O assunto de hoje é: 

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

   O texto dissertativo-argumentativo se demarca pela exposição de ideias e opiniões do próprio emissor, baseadas em argumentos convincentes.

   Qualquer que seja o texto, ele possui uma finalidade, uma intenção. Dessa forma, é exatamente partindo desses aspectos que existem estruturas predefinidas para se construir aquela diversidade de textos, os quais alguns deles você já até conhece. Em se tratando dos dissertativos-argumentativos, como bem retrata o próprio nome, neles se evidencia a exposição de opiniões acerca de um determinado assunto, cujo propósito, ao final, é fazer com que o interlocutor realmente acredite, dê credibilidade aos posicionamentos elencados.

   Dada essa razão, o discurso, sobretudo em se tratando da linguagem utilizada, essa precisa estar clara, coerente e coesa, razão pala qual o conveniente é que se faça uso dos verbos na terceira pessoa do singular, mesmo porque cargas subjetivas são expressamente proibidas nessa modalidade.  Quando se fala “proibida”, a princípio pode até parecer algo imposto, mas, voltando nosso olhar especificamente fazendo menção ao fato de convencer o “outo lado”, não há nada mais banalizado que lermos alguns trechos em que se manifestam expressões baseadas no senso comum, ou seja, sem o menor grau de informatividade ao leitor. Por isso, o recomendável é o uso dos verbos na terceira pessoa do singular, haja vista que tal procedimento confere maior credibilidade ao que se está dizendo, ao que se está afirmando.

   Outro fator, de igual importância, revela-se pelo fato de a linguagem se encontrar adequada ao padrão formal da linguagem. Isso, porém, não significa dizer que o texto precisa se constituir de uma linguagem rebuscada, repleta de muitos formalismos, ao contrário, deve estar claro, preciso e objetivo, atendendo, portanto, aos propósitos demarcados por parte de quem o emite. Já não falando da estrutura que, como sabemos, deve obedecer a um padrão definido, constituído por uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.

Fonte: https://escolakids.uol.com.br

(Por Vânia Duarte - Graduada em Letras)

Vídeos:

https://youtu.be/wLzyHn71GxQ


https://youtu.be/VQ2ta0VF4z0



Google Classroom – Língua Portuguesa

Códigos:
6º - 4vlsq5a
8º - wx5523p
9º - 222ckrw


Bons estudos!
Professora Roberta Christiane.
Língua Portuguesa.

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