sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Língua Portuguesa - 9º ano - Professora Roberta Christiane

 

   Olá, alunos do 9º ano!

   Continuaremos o estudo de orações subordinadas.



Orações sUBORDINADAS ADJETIVAS 

   Para falar sobre as orações subordinadas adjetivas, é bom relembrar as características das orações subordinadas substantivas.

   Você se lembra de que nelas (nas substantivas), cada oração que se apresentava dependente da primeira, também chamada de principal, era representada por um elemento diferente? Um sujeito, objeto direto, objeto indireto, enfim. Agora, nas chamadas adjetivas, a segunda oração, aquela que estabelece dependência com a primeira, é representada por um adjetivo. Dessa forma, para que você compreenda melhor como se dá esse processo, vamos analisar a oração que segue?

Admiro pessoas estudiosas. 

   Temos um período simples, formado por apenas uma oração, cujo verbo é representado por “admiro”.

   Que tal transformá-lo em um período composto, ou seja, formado por mais de uma oração?

Admiro pessoas que estudam.

   Agora sim, temos uma primeira oração: Admiro, cujo sujeito se classifica como oculto (eu); e uma segunda oração: que estudam. Mas como ela se classifica?

   No intuito de classificá-la, gostaríamos que você estivesse atento (a) a um detalhe importantíssimo: o termo “estudiosas” representa um adjetivo, pois qualifica o substantivo “pessoas”. Assim, relembrando o texto “Conhecendo a diferença entre classe e função”, a função assume valor de um adjunto adnominal.

   Outro aspecto, também de fundamental importância, faz referência ao pronome relativo “que”, como exposto na oração que nos serviu de exemplo (que estudam). Todas as adjetivas são introduzidas por esse pronome (relativo), sendo que ele pode ser substituído por outros, como por exemplo, “o qual”, “a qual”, “os quais” e “as quais”. Vamos tentar fazer a substituição? Depois de feita, você perceberá que o sentido continua sendo o mesmo, observe:

Admiro pessoas as quais estudam.

   Pois bem, saiba que em virtude dos dois aspectos que acabamos de estudar, a segunda oração se classifica como uma oração subordinada adjetiva.

   A partir de agora conheceremos as duas classificações das orações subordinadas adjetivas: as restritivas e as explicativas.

   Perceba este exemplo a seguir:

Os alunos que falavam alto estavam perturbando a professora.

   Como você pôde perceber, o termo que se encontra em destaque, “que falavam alto”, faz referência a somente um grupo de alunos, não a todos eles. Dessa forma, todo esse termo restringe, individualiza, o sentido do termo anterior, que no caso é representado por “alunos”.

   Diante dessa razão podemos afirmar que se trata de uma oração adjetiva restritiva, que especifica, restringe, o termo ao qual se refere.

   Agora, vamos analisar outro exemplo?

Os alunos, que são esforçados, conseguem obter um bom resultado nas avaliações.

   Obviamente que aqui não se trata mais de um grupo específico, mas sim de todos os alunos esforçados, ou seja, todos os alunos possuem essa característica. Nesse sentido, devemos estar atentos a dois aspectos fundamentais: um deles é que o termo que aparece grifado se encontra entre vírgulas, e o outro é que o sentido se refere a um conjunto como um todo.

   Por essas razões podemos afirmar que estamos diante de uma oração subordinada adjetiva explicativa.

Fonte: https://escolakids.uol.com.br

Vídeo: https://youtu.be/D-Y73YV77WA



Google Classroom – Língua Portuguesa

Códigos:
6º - 4vlsq5a
8º - wx5523p
9º - 222ckrw


Bons estudos!
Professora Roberta Christiane.
Língua Portuguesa.

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