terça-feira, 16 de março de 2021

Correção - 9º ano - Professora Roberta Christiane

 


Gabarito:

Texto 5

1. Professor(a), há possibilidades de resposta. Confira: “ [...] Convencionou-se que pessoas de boa índole gostam de natureza. [...]” / “ [...] passarinhos, logo com eles, os representantes oficiais da vida ao ar livre. [...]”.

2. A expressão que estabelece a relação de oposição é “ainda que”, expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização.

3. Condição.

4. A cronista declara que tem uma boa relação com a natureza, mas não é muito simpática/ amistosa com os passarinhos.

5. A cronista se lembra dos contos de fada que lia na infância. Neles, os passarinhos estavam sempre prontos para ajudar e fizeram o vestido da Cinderela.

6. A cronista diz que os passarinhos foram os estilistas particulares da Cinderela, praticamente inventado essa profissão, pois de tecidos coloridos e customizando as peças, fizeram o vestido de Cinderela que não tinha roupa para ir ao baile do castelo.

7.Os passarinhos levaram Branca de Neve, até então perdida na floresta, para a casa dos anões. Depois, quando Branca de Neve estava envenenada, eles alertaram os anões na mina.

8. Esperamos que os alunos sejam capazes de perceber a informalidade em “[...] Twitter pra quê? [...]”.

9. De acordo com a forma como a cronista narra os acontecimentos na crônica, parece que ela vai se mostrar satisfeita com o canto dos pássaros. Entretanto, ela quebra a expectativa do leitor e reclama que o canto dos pássaros fez com que ela acordasse muito cedo, sem necessidade.

10. Está ocorrendo uma relação de causa e consequência, sim. Causa: a rua onde a cronista está hospedada tem árvores e há um parque quase em frente ao apartamento dela. Consequência: há muitos pássaros cantando perto dela.

11. A gradação decrescente gera um efeito de humor.

12. Na ordem é “Me deixem dormir” e ela se dirige aos passarinhos que cantam desde cedo e acordam-na.

13. Ela se refere ao canto dos passarinhos.

14. a) Os parênteses trazem uma informação contrária ao que foi dito antes e explicam o motivo disso: a cronista quer parecer simpática aos passarinhos para conquistar o leitor.

b) A repetição da palavra “mentira” é para dar ênfase que a cronista não é muito amistosa com os passarinhos.


Podcast - https://anchor.fm/roberta-christiane

Professora Roberta Christiane.

Língua Portuguesa.

Siga-me no Instagram! Nome de usuário: professorarobertachristiane

https://www.instagram.com/professorarobertachristiane?r=nametag


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornal - 12ª edição - setembro 2024