terça-feira, 23 de março de 2021

Correção - 9º ano - Professora Roberta Christiane

                                 


 Gabarito:
Apostila:

Continuação da página 10:

15. Sugerimos algumas respostas possíveis: “[...] Se o quesito for esse, não sei se minha índole poderá ser bem avaliada. [...]”, “[...] Eles praticamente inventaram a profissão de personal stylist. [...]”, “[...] Twitter pra quê? “[...]”, “[...] Eu adoraria acordar com o canto dos pássaros às quatro da manhã se tivesse que levantar para ordenhar vacas, cortar lenha e assar o pão em minha casinha romântica instalada no cenário idílico do campo, mas não levo uma vida romântica: me deixem dormir.”[...]”, “[...] Só que abro os olhos bem antes disso. Muito antes. Por obra e graça você sabe de quem. [...]” e “[...] Pena que eu não seja assim tão nobre. Só gosto de passarinho em estampas, selos, quadros e fotos (mentira, mentira, nem isso, só estou querendo angariar sua simpatia). Índole? Nota 7.[...]”

Página 11:

Texto 6

1. Resposta possível: Sim. Notamos um diálogo explícito com o leitor em “meu prezadíssimo leitor”.

2. Resposta possível: Sim, há uma opinião, porque não se pode afirmar que o uso da caneta e do lápis acabou ou será abandonado.

3. Resposta possível: No texto, uma situação cotidiana se torna uma crônica reflexiva que traz o ponto de vista do autor sobre o fim da escrita de mão. O cronista defende, no último parágrafo, que a escrita (supostamente com lápis ou caneta) de uma carta de amor ainda é irresistível, mesmo – possivelmente - brega.

4. Está para acabar.

5. Argumento é a ideia utilizada para defender uma decisão, uma opinião, um fato, uma tese. No caso do trecho o argumento é a justificativa que os americanos dão para a sua decisão.

6. “Em algumas dezenas de anos” - tempo / “em museus e nas mãos de colecionadores” – lugar. O trecho é uma opinião.

7. Para indicar a citação de um trecho característico, de uso tradicional, em cartas.

Página 12:

Texto 7

1. A repetição da palavra intensifica o seu sentido e o fato de ela encerrar cada estrofe , sozinha compondo o verso, contribui para esse efeito.

Podcast - https://anchor.fm/roberta-christiane

Professora Roberta Christiane.

Língua Portuguesa.

Siga-me no Instagram! Nome de usuário: professorarobertachristiane

https://www.instagram.com/professorarobertachristiane?r=nametag



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As estratégias lógicas em um texto | Rioeduca na TV – Língua Portuguesa - 9º Ano – Reforço escolar - Professora Roberta Christiane

                                          As estratégias lógicas em um texto Vídeo:  https://youtu.be/5oeLGRMOySA Podcast -  https://anchor....