quarta-feira, 19 de maio de 2021

Projeto de Vida - 1901 - Professora Roberta Christiane

 


Scrapbooking: o que é isso?

   Quem segue o Elef e suas aventuras deve saber que ele ama criar e tirar fotos. Como ele é muito agitado e não para quieto, está sempre inventando alguma coisa. Em 2020, ele começou a criar um Scrapbook. Mas você sabe o que é isso?

Mas afinal, o que é Scrapbook?

   Usando a tradução livre para esta terminologia em Inglês, chamamos no Português de livro ou álbuns de recortes.

   Assim sendo, o Scrapbook é uma forma de produzir arte que consiste em técnicas de recorte e colagem para guardar suas recordações mais preciosas. Tudo pode ser utilizado neste método, recortes, enfeites, acessórios, carimbos, decalques, sobras de papel e o que mais sua criatividade mandar.

   

 

Conheça um pouco da história do Scrapbook

   A ideia de guardar lembranças em álbuns é muito antiga, começou no Século XV e se estende firmemente até os dias de hoje. De acordo com historiadores, o conceito de scrapbook teve sua origem na Inglaterra antiga.

   Naquela época, poemas, receita e cartas entre outros papeis eram reunidos em apenas um livro. Este registro era recheado de diversos interesses de seus respectivos donos. Tudo o que a pessoas mais gostavam eram colocados ali. Esses livros eram chamados de Common Place Book.

   Depois disso, no século XVl, surgiram os anuários escolares que guardavam recordações do ano letivo. Eram também chamados de álbuns de amizade. Então, a partir daí, as decorações passaram a fazer parte desses livros.

   Não há uma data certa para o primeiro “Scrap”. Porém no decorrer da história, as lembranças antes guardadas nas páginas brancas dos livros, foram recebendo cor, tags coloridas, mimos, recorte e enfeites de todos os jeitos e tipos.

   Por fim, “The Scrapbook” foi a primeira série lançada no ano de 1825, na qual reunia-se dicas sobre como usar fotos e outros recortes para preencher o Scrapbook em branco. Enquanto isso, em 1826 o manuscrito Gleanings e Scrapbook, trazia páginas abarrotadas com poesias e gravuras, além de instruir o que fazer com os recortes acumulados.

   No entanto, vale ressaltar que nesta época não existia celular, computadores ou câmeras, tão logo os recortes eram retirados de jornais, revistas, cartões e sobras de papel.

    Então, ficou inspirado com essa Dica da Beta e do Elef? Use materiais que você já possui e deixe a criatividade rolar!



Podcast - https://anchor.fm/roberta-christiane

Professora Roberta Christiane.

Língua Portuguesa.

Siga-me no Instagram! Nome de usuário: professorarobertachristiane

https://www.instagram.com/professorarobertachristiane?r=nametag

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As estratégias lógicas em um texto | Rioeduca na TV – Língua Portuguesa - 9º Ano – Reforço escolar - Professora Roberta Christiane

                                          As estratégias lógicas em um texto Vídeo:  https://youtu.be/5oeLGRMOySA Podcast -  https://anchor....