quinta-feira, 6 de junho de 2019

Reciclagem e reutilização



     Reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que este se torne novamente matéria-prima ou produto, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
    Ela faz parte dos três "R's" ou "erres": reciclagem, reutilização e redução. Como a reciclagem consiste em reprocessar um item, ela é diferente da reutilização (em que há apenas a utilização do item para outra função) e da redução (que consiste em diminuir o consumo de determinados produtos).

Vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=OQ5jpiKzNqg&feature=youtu.be

     Os alunos assistiram ao vídeo com a professora Roberta, de Língua Portuguesa, e depois elaboraram brinquedos e objetos de decoração utilizando materiais recicláveis.
Fonte: https://www.ecycle.com.br/2046-reciclagem




     Qual a diferença entre reuso de materiais e reciclagem?

     Existem vários processos que beneficiam o meio ambiente e garantem uma destinação adequada ao lixo. Entre essas medidas podemos destacar a reciclagem e o reuso de materiais como plástico, vidro, borracha e papel.
     A diferença fundamental entre a reciclagem e o reuso está no processo e no resultado final. Na reciclagem o lixo é transformado em outro tipo de material. Ou seja, o material é processado e transformado. Por exemplo: a borracha pode ser reciclada e misturada ao concreto.
    Já no caso do reuso, o lixo não passa por nenhum processo de transformação. Ele apenas é empregado com uma utilidade diferente da proposta inicial. Ou seja, uma garrafa de refrigerante pode ser transformada numa luminária a partir de técnicas de artesanato. A reutilização também é chamada de reaproveitamento.


Fonte: https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/qual-e-a-diferenca-entre-reuso-de-materias-e-reciclagem.html


2 comentários:

Jornal - 12ª edição - setembro 2024