quarta-feira, 1 de abril de 2020

1º de abril: você sabe como surgiu o Dia da Mentira?

   1º de abril, Dia da Mentira

   O dia 1º de abril em nossa escola sempre foi cheio de pegadinhas. Eu mesma sempre falava aos alunos que era dia de teste surpresa. Era bem divertido ver a cara de susto dos alunos. Mas depois todos caíam na gargalhada juntos. Em tempos de isolamento social, a brincadeira será virtual, mas não se esqueçam: brincar sim, espalhar fake news, jamais!
Origem do Dia da Mentira
   Existem muitas explicações sobre a origem do Dia da Mentira, mas a história mais conhecida remonta ao século XVI. Na época, a chegada do Ano Novo era comemorada durante uma semana, do dia 25 de março ao dia 1º de abril.
   Contudo, em 1564, o rei da França Carlos IX instituiu um novo calendário, que ficou conhecido como calendário gregoriano. A partir desse momento o Ano Novo passou a ser celebrado no dia 1º de janeiro. Mas, muitas pessoas demoraram para se acostumar com a mudança e continuaram a comemorar a data no começo de abril.
   Aqueles que sabiam que o calendário havia mudado passaram a zombar dos que resistiam à troca da data, com todo tipo de brincadeira. Chamados de “bobos de abril”, costumavam receber convites falsos para festas de Ano Novo e presentes inusitados no dia 1ª de abril.
   Da França, a mania de pregar peças neste dia percorreu o mundo todo e dura até hoje. No Brasil, um dos casos mais famosos aconteceu em 1848. Um jornal chamado sugestivamente de A Mentira noticiou o falecimento do então imperador do Brasil Dom Pedro II. O periódico teve que desmentir o fato dois dias depois da publicação, alegando que era apenas uma brincadeira do dia 1º de abril. Na verdade, Dom Pedro II só morreu em 1891, na França. (Que brincadeira de mau gosto!)
   A minha pegadinha foi colocar nos grupos das turmas do Instagram que os alunos deveriam copiar esse texto. "Primeiro de abril!" 
   Fiquem em casa! Isso não é pegadinha!
   Professora Roberta Christiane.
   Língua Portuguesa.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornal - 12ª edição - setembro 2024