quinta-feira, 7 de maio de 2020

Substantivos - 6º ano - Professora Roberta Christiane

SUBSTANTIVOS


Você já percebeu que cada elemento à nossa volta recebe um nome?


Vamos observar os exemplos:



casa – menino – bola - árvore - gato - cão



Esses elementos são chamados de substantivos, pois eles nomeiam os seres, como animais, objetos, pessoas, lugares.



Os substantivos se classificam em: comuns, próprios, concretos, abstratos, coletivos, primitivos e derivados.



Para facilitar o nosso entendimento, estudaremos cada um deles. Então vamos lá!

Substantivos comuns – Indicam seres de uma mesma espécie:

Ex: livro – mesa – carro


Próprios – São aqueles que nomeiam seres de um modo particular, como nome de pessoas, ruas, avenidas, cidades, estados, países, entre outros:



Ex: Rio de Janeiro – Pedro – Praça dos Três Poderes – Palácio das Esmeraldas



Concretos – São aqueles que possuem existência de modo independente, não necessitando de outros para existirem:


Ex: mar – bosque – escola – pássaro

Abstratos – Dependem de outros seres para que eles existam:


Ex: amor – bondade – perdão – felicidade



Primitivos – Não derivam de nenhuma outra palavra da Língua Portuguesa:



terra – folha – ferro



Derivados – Formam-se através de palavras já existentes. Para entendermos melhor citaremos os exemplos acima, seguidos de seus derivados:



terra - terreiro
folha - folhagem
ferro - ferradura



Coletivos – São aqueles que indicam um conjunto de elementos de uma mesma espécie.



cardume - feixe – constelação - ramalhete

Vídeos sobre substantivos: https://youtu.be/nwteBZCKxyo





Fonte: https://escolakids.uol.com.br/portugues/substantivos.htm

Bons estudos!
Professora Roberta Christiane.
Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As estratégias lógicas em um texto | Rioeduca na TV – Língua Portuguesa - 9º Ano – Reforço escolar - Professora Roberta Christiane

                                          As estratégias lógicas em um texto Vídeo:  https://youtu.be/5oeLGRMOySA Podcast -  https://anchor....