quarta-feira, 6 de maio de 2020

Verbos - 8º ano - Professora Roberta Christiane



   Os verbos constituem uma classe gramatical que é responsável por expressar uma ação, um estado, um desejo ou um acontecimento, ou até um fenômeno natural, por isso essa classe é fundamental à nossa comunicação.

  Os verbos flexionam-se em tempo, modo, número e pessoa, o que torna seu estudo complexo. Embora sejam muitos os elementos que constituem essa classe de palavras, a dedicação para estudá-la é necessária para alcançar a norma padrão de nossa língua.

   Os verbos são classificados em
   As vogais “a”, “e” e “i” são chamadas de vogais temáticas.
   A estrutura dos verbos consiste em um radical, que é a parte que geralmente mantém-se fixa (no caso dos verbos regulares); a vogal temática, que mostra a conjugação da qual  o verbo faz parte, conforme apresentamos anteriormente; e as desinências, que marcam gramaticalmente o tempo, modo, número e pessoa.
   A estrutura básica baseia-se em: radical + vogal temática + desinência. A tabela a seguir apresenta alguns verbos segmentados, a fim de ilustrar melhor essa explicação.

Radical
Vogal temática
Desinência
Brincar
Brinc-
-a-
-r
Brincamos
Brinc-
-a-
-mos
Correr
Corr-
-e-
-r
Correram
Corr-
-e-
-ram
Partir
Part-
-i-
-r
Partiremos
Part-
-i-
-remos

   O verbo sofre flexões, ou seja, é modificado de acordo com o contexto em que está inserido, mudando o tempo, o modo, o número (plural ou singular) e a pessoa (1ª, 2ª ou 3ª pessoa), a fim de adequar-se gramaticalmente ao restante do ambiente em que se encontra, trazendo a concordância verbal. Para saber mais sobre esse tema, leia: estrutura dos verbos.

Classificação dos verbos

   Embora na seção anterior os exemplos apresentados tenham utilizado verbos com a estrutura regular, com o radical sendo sempre mantido e as desinências específicas, isso não abarca a totalidade dos verbos existentes na nossa língua. Na língua portuguesa, há outras classificações verbais quanto à estrutura.
  • Verbos regulares

   São os que apresentam um padrão estabelecido, como pudemos observar na seção anterior, em que o radical é mantido e as desinências já são predeterminadas, uma vez que se repetem nas flexões de diferentes verbos. É importante ressaltar que cada conjugação (1ª, 2ª e 3ª) possui seu próprio padrão, já que elas apresentam suas vogais temáticas específicas.
  • Verbos irregulares

   A mudança que ocorre nesses verbos não segue um padrão. Muitas vezes, as desinências e vogais temáticas são diferentes do padrão e, em alguns casos, até o radical fica diferente. Temos, como exemplo, os verbos fazer e saber flexionados no presente e no pretérito perfeito do modo indicativo, respectivamente. Veja:

Fazer
Eu
Faço
Fiz
Tu
Fazes
Fizeste
Ele/Ela
Faz
Fez
Nós
Fazemos
Fizemos
Vós
Fazeis
Fizestes
Eles/Elas
Fazem
Fizeram


Saber
Eu
Sei
Soube
Tu
Sabes
Soubeste
Ele/Ela
Sabe
Soube
Nós
Sabemos
Soubemos
Vós
Sabeis
Soubestes
Eles/Elas
Sabem
Souberam

   É possível perceber que, no presente, os radicais dos verbos não foram mantidos nas flexões de 1ª pessoa singular e que, no pretérito perfeito, as flexões de todas as pessoas possuem essa característica.
  • Verbos anômalos

   São verbos que apresentam mudança profunda na sua forma quando são flexionados. Temos, como exemplo, os verbos ser e ir, no presente e no pretérito perfeito do modo indicativo, respectivamente. Observe:

Ser
Eu
Sou
Fui
Tu
És
Foste
Ele/Ela
É
Foi
Nós
Somos
Fomos
Vós
Sois
Fostes
Eles/Elas
São
Foram


Ir
Eu
Vou
Fui
Tu
Vais
Foste
Ele/Ela
Vai
Foi
Nós
Vamos
Fomos
Vós
Ides
Fostes
Eles/Elas
Vão
Foram

   Observa-se que nos dois exemplos os radicais não aparecem em nenhuma das flexões. Além disso, as flexões do pretérito perfeito são iguais para ambos os verbos, o que só é possível por não possuírem padrões predeterminados.
  • Verbos defectivos

   Esses verbos não podem ser flexionados em todas as pessoas do discurso, por isso não são verbos regulares e nem irregulares. É o caso do verbo falir e colorir, que estão conjugados a seguir no presente do modo indicativo.

Falir
Colorir
Eu
-
-
Tu
-
Colores
Ele/Ela
-
Colore
Nós
Falimos
Colorimos
Vós
Falis
Coloris
Eles/Elas
-
Colorem
  • Verbos abundantes

Esses verbos possuem mais de uma forma aceita pela norma padrão a depender do contexto. Como exemplos verbos abundantes, temos:
  • Pagar → pagado e pago
  • Ganhar → ganhado e ganho
  • Suspender → suspendido e suspenso
  • Incluir → incluído e incluso
  • Expelir → expelido e expulso
  • Corrigir → corrigido e correto

Modos e tempos verbais

   Os verbos são flexionados em modos verbais tempos verbais. Existem três modos verbais que são aplicados em contextos diferentes e, nos modos indicativo e subjuntivo, pode-se observar a presença de diferentes tempos verbais que indicam o momento em que a ação ocorreu.
  • Indicativo

   Esse modo expressa a certeza de que a ação ocorreu, ocorre ou ocorrerá, portanto, os verbos conjugados no modo indicativo exprimem possibilidades reais de a ação ocorrer.
  • Presente

   Indica algo que acontece no momento da fala, hábitos e verdades universais.

Brincar
Correr
Partir
Eu
Brinco
Corro
Parto
Tu
Brincas
Corres
Partes
Ele/Ela
Brinca
Corre
Parte
Nós
Brincamos
Corremos
Partimos
Vós
Brincais
Correis
Partis
Eles/Elas
Brincam
Correm
Partem
  • Pretérito perfeito

   Indica ações iniciadas e concluídas em um momento anterior ao da fala.

Brincar
Correr
Partir
Eu
Brinquei
Corri
Parti
Tu
Brincaste
Correste
Partiste
Ele/Ela
Brincou
Correu
Partiu
Nós
Brincamos
Corremos
Partimos
Vós
Brincastes
Correstes
Partistes
Eles/Elas
Brincaram
Correram
Partiram
  • Pretérito imperfeito

   Indicar algo que acontecia em momento anterior ao da fala, mas que deixou de acontecer ou hábitos passados.

Brincar
Correr
Partir
Eu
Brincava
Corria
Partia
Tu
Brincavas
Corrias
Partias
Ele/Ela
Brincava
Corria
Partia
Nós
Brincávamos
Corríamos
Partíamos
Vós
Brincáveis
Corríeis
Partíeis
Eles/Elas
Brincavam
Corriam
Partiam
  • Pretérito-mais-que-perfeito

   Indicar uma ação que ocorreu antes de outra ação já ocorrida no passado.

Brincar
Correr
Partir
Eu
Brincara
Correra
Partira
Tu
Brincaras
Correras
Partiras
Ele/Ela
Brincara
Correra
Partira
Nós
Brincáramos
Corrêramos
Partíramos
Vós
Brincáreis
Corrêreis
Partíreis
Eles/Elas
Brincaram
Correram
Partiram
  • Futuro do presente

   Indicar uma ação que acontecerá em momento posterior ao da fala.

Brincar
Correr
Partir
Eu
Brincarei
Correrei
Partirei
Tu
Brincarás
Correrás
Partirás
Ele/Ela
Brincará
Correrá
Partirá
Nós
Brincaremos
Correremos
Partiremos
Vós
Brincareis
Correreis
Partireis
Eles/Elas
Brincarão
Correrão
Partirão
  • Futuro do Pretérito

   Indica uma ação que poderia acontecer, mas que dependendo de uma condição. É o único tempo do modo indicativo que não expressa uma certeza.

Brincar
Correr
Partir
Eu
Brincaria
Correria
Partiria
Tu
Brincarias
Correrias
Partirias
Ele/Ela
Brincaria
Correria
Partiria
Nós
Brincaríamos
Correríamos
Partiríamos
Vós
Brincaríeis
Correríeis
Partiríeis
Eles/Elas
Brincariam
Correriam
Partiriam
  • Subjuntivo

   Esse modo indica menos certezas de que a ação ocorresse ou ocorra, portanto, os verbos conjugados no modo subjuntivo exprimem dúvidas acerca das possibilidades de a ação ocorrer. São suposiçõeshipóteses.
  • Presente

   Indica hipóteses e desejos ou ações que poderiam ocorrer.

Brincar
Correr
Partir
Eu
Brinque
Corra
Parta
Tu
Brinques
Corras
Partas
Ele/Ela
Brinque
Corra
Parta
Nós
Brinquemos
Corramos
Partamos
Vós
Brinqueis
Corrais
Partais
Eles/Elas
Brinquem
Corram
Partam
  • Pretérito imperfeito

   Indica possibilidades e desejos, mas que possui uma condição para que ocorra.

Brincar
Correr
Partir
Eu
Brincasse
Corresse
Partisse
Tu
Brincasses
Corresses
Partisses
Ele/Ela
Brincasse
Corresse
Partisse
Nós
Brincássemos
Corrêssemos
Partíssemos
Vós
Brincásseis
Corrêsseis
Partísseis
Eles/Elas
Brincassem
Corressem
Partissem
  • Futuro do Subjuntivo

   Indica a possibilidade de algo ocorrer no momento posterior ao da fala.

Brincar
Correr
Partir
Eu
Brincar
Correr
Partir
Tu
Brincares
Correres
Partires
Ele/Ela
Brincar
Correr
Partir
Nós
Brincarmos
Corrermos
Partirmos
Vós
Brincardes
Correrdes
Partirdes
Eles/Elas
Brincarem
Correrem
Partirem
  • Imperativo

   Esse modo tem a função específica de dirigir uma ordem, uma sugestão ou um pedido a outra pessoa, podendo ser afirmativo ou negativo. Por isso, esse modo não possui conjugação em primeira pessoa do singular, ou seja, para o sujeito “eu” e convencionalmente há a substituição de “ele/ela” por “você” e “eles/elas” por “vocês”.
  • Afirmativo


Brincar
Correr
Partir
Eu
-
-
-
Tu
Brinca
Corre
Parte
Você
Brinques
Corra
Parta
Nós
Brinquemos
Corramos
Partamos
Vós
Brincais
Correi
Parti
Vocês
Brinquem
Corram
Partam
  • Negativo


Brincar
Correr
Partir
Eu
-
-
-
Tu
Não brinques
Não corras
Não partas
Você
Não brinque
Não corra
Não parta
Nós
Não brinquemos
Não corramos
Não partamos
Vós
Não brinqueis
Não corrais
Não partais
Vocês
Não brinquem
Não corram
Não partam

Formas nominais dos verbos

   São as formas dos verbos que não possuem flexões, ou seja, são invariáveis, não apresentando marcas de tempo nem de modo. Os verbos nessa modalidade desempenham tanto função de verbos como de nomes. Cada forma nominal indica algo sobre a ação do verbo. São elas:
  • Infinitivo

  • Não indicam o tempo em que a ação ocorre, apenas a ação em si.
  • Terminam com –r, como “brincar”, “correr” e “partir”.
  • Podem ser usados como substantivo em alguns contextos.
Exemplo: Eles adoram brincar.
  • Gerúndio

  • Indicam que a ação está em curso, acontecendo.
  • Terminam com –ndo, como “brincando”, “correndo” e “partindo”.
Exemplo: Ela estava correndo.
  • Particípio

  • Indicam uma ação que já acabou ou foi concluída.
  • Os verbos regulares terminam em -do, como “brincado”, “corrido” e “partido”.
  • Podem ser usados como adjetivos em alguns contextos.
Exemplo: O brinquedo foi partido ao meio.

Locução verbal

Às vezes, dois ou mais verbos juntam-se para criar um único sentido. É o que chamamos de locução verbal. Nesses casos, um verbo tem função de verbo auxiliar, que traz as informações gramaticais a partir da flexão, enquanto o outro tem função de verbo principal, que traz a semântica, o sentido. Veja alguns exemplos:
  • Eu havia brincado com ela.
    (verbo auxiliar “haver” + verbo principal “brincar”)
  • Queria correr toda manhã.
    (verbo auxiliar “querer” + verbo principal “correr”)
  • Vamos partir bem cedo amanhã.
    (verbo auxiliar “ir” + verbo principal “partir”)
Vozes verbais
   As vozes verbais indicam a relação do sujeito com a ação expressa pelo verbo. Podem ser divididas em:

Voz ativa: quando o sujeito executa a ação.
Exemplo: O menino leu o livro.
Voz passiva: quando o sujeito sofre a ação executada.
Exemplo: O livro foi lido pelo menino.
Voz reflexiva: quando o sujeito executa e sofre a ação executada ao mesmo tempo.
Exemplo: O menino penteou-se de manhã. 


Fonte: https://escolakids.uol.com.br/portugues/verbos.htm



             https://youtu.be/ucNznVAURz8



Bons estudos!
Professora Roberta Christiane.
Língua Portuguesa.

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