quinta-feira, 16 de julho de 2020

A leitura e a grafia dos numerais - 6º ano - 16/07 - Professora Roberta Christiane

Olá, alunos do 6º ano!
Hoje continuaremos com a revisão de numerais.


A leitura e a grafia dos numerais 
Numerais cardinais:
* Entre o milhar e a centena, a conjunção “e” não precisa aparecer, pois ela pode ficar escondidinha, sabia? Vejamos alguns exemplos:
1932 – Mil novecentos e trinta e dois.
2345 – Dois mil trezentos e quarenta e cinco.
Dica importantíssima:
Como você deve ter percebido, no primeiro exemplo não houve a necessidade de colocarmos o numeral cardinal “um” antes da unidade de milhar. Dessa forma, somente após “dois mil” é que o numeral aparece, ou seja, dois mil, três mil, quatro mil e assim sucessivamente.
* Quando a centena termina em dois zeros, coloca-se a conjunção “e” antes da centena. Vamos ver como isso se dá na prática?
1900 – Mil e novecentos
6300 – Seis mil e trezentos
5500 – Cinco mil e quinhentos
* Entre as unidades, dezenas e centenas, sempre há o uso da conjunção “e”. Observe alguns casos:
95 – Noventa e cinco
106 – Cento e seis
445 – Quatrocentos e quarenta e cinco
1234 – Mil duzentos e trinta e quatro
* Quando a centena começa por zero, devemos colocar a conjunção antes da dezena. Vamos conferir?
1023 – Mil e vinte e três
4005 – Quatro mil e cinco
11030 – Onze mil e trinta
Numerais ordinais
Os numerais ordinais superiores a dois mil admitem duas colocações. Vamos então conhecê-las:
3982 – Três milésimos nongentésimo octogésimo segundo
Ou:
3982 – Terceiro milésimo nongentésimo octogésimo segundo
Numerais fracionários
* O numerador é sempre lido como cardinal:
– Dois sétimos
– Três oitavos
– Três nonos
* No que se refere ao denominador, há duas maneiras desses números serem lidos. Entre elas:
* Se os numerais forem representados de um a dez ou se forem representados por números redondos, eles devem ser lidos como ordinais, assim como nos exemplos a seguir:
– Cinco décimos
– Dois oitavos
– Quatro sétimos
* No caso de os numerais não serem representados por números redondos ou estiverem acima de dez, são lidos como cardinais seguidos da palavra “avos”. Vamos conferir alguns exemplos:
– Seis doze avos
– Oito dezesseis avos
– Cinco treze avos
Dica importante:
Os fracionários  e  são lidos, respectivamente:
Um meio e um terço.

Google Classroom – Língua Portuguesa
Códigos:
6º - 4vlsq5a
8º - wx5523p
9º - 222ckrw

Bons estudos!
Professora Roberta Christiane.
Língua Portuguesa.

Siga-me no Instagram! Nome de usuário: professorarobertachristiane
https://www.instagram.com/professorarobertachristiane?r=nametag

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As estratégias lógicas em um texto | Rioeduca na TV – Língua Portuguesa - 9º Ano – Reforço escolar - Professora Roberta Christiane

                                          As estratégias lógicas em um texto Vídeo:  https://youtu.be/5oeLGRMOySA Podcast -  https://anchor....